25 de fev. de 2018

기억의 밤 - Noite de memória / Forgotten / Rastros de um sequestro


Olá pessoas, sim eu ainda existo.

E vim falar de um filme coreano que assisti na netflix essa semana, cuja a tradução do filme é uma porcaria, quem traduziu o título não viu o filme. E eu estava louca para ver o filme por causa do clipe do Epik High, e valeu muito a pena, super recomendo o filme e a música do Tablo.


Sinopse: Jin Seok está de mudança para uma nova casa junto de sua mãe, pai e irmão. Ele é um grande fã do irmão dele e quem não é? Ele é ótimo estudante, bom atleta e bem comportado. Na casa onde eles se mudam há um quarto do qual eles não podem entrar, o antigo morador deixou algumas coisas ali e o pai deles decide que os dois vão dividir o quarto até o antigo morador vir buscar as coisas dele.
Daí é que a história começa, Jin Seok toma um remédio para um problema psicológico e começa ouvir coisas vindas daquele quarto estranho. Tudo piora quando seu irmão é sequestrado e fica 19 dias na mão dos sequestradores até que ele volta sem se lembrar de nada do que está aconteceu. Coisas estranhas continuam acontecendo naquele quarto e para piorar o irmão dele parece simplesmente ser outra pessoa.

Tudo acontece na cabeça do Jin Seok ou é tudo é real????


Pontos Fortes:
Muitos filmes de terror americano não chegam nem perto de fazer as cenas assustadoras desse filme, e olha que não é nem temática terror, mas toda a sensação psicológica misturada com algumas cenas assustadoras torna o filme empolgante.
A história do filme é muito boa, e todas as cenas se interligam


Pontos Fracos:
Se você não gosta de história muito mirabolante e é um tanto lento para entender algumas coisas, nem chegue perto do filme. Ele é no estilo de babadook, vai ter quem se apaixone e vai ter quem simplesmente acha besta ou não entende. O que pra mim é quase uma heresia mas, há pessoas e pessoas.


Assistir: 
Mudei essa seção de "Baixar" para assistir pois já temos muitos sites que trazem de forma legalizadas os dramas que gostamos, e esse aqui se encontra na Netflix, então não perca tempo e pesquise no site o filme "Rastros de um sequestro".


~~~~ ~~~~~~~~~~~~~~~~~CONTÉM SPOILER ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Pra você que gosta de spoiler ou para você que acha que vai odiar o filme e gostaria de saber mais sobre antes de perder tempo assistindo (talvez perca tempo lendo, ou se convencendo de que vale a pena assistir).
Do que se trata o filme? Se você pensar nele não de forma cronológica vai ver que ele é MA RA VI LHO SO!!!

Jin Seok de fato se muda com sua família, pai mãe e irmão, isso a 20 anos atrás... Na época a família no carro sofre um acidente que mata o pai e a mãe, deixando o irmão no hospital precisando de um transplante. Em 1997 a Coreia estava em uma situação financeira infernal, ninguém tinha emprego, ninguém emprestava dinheiro e Jin Seok estava precisando do transplante para o irmão que ele tanto ama e o único membro de sua família que restava. Quando alguém aparece oferecendo dinheiro para ele matar uma pessoa, o idiota de 21 anos aceita (burro claro). A pessoa explica para ele onde é como entrar e quem matar, uma mãe de 2 filhos, não é para chegar perto das crianças, somente matar a mãe das crianças. Em uma noite chuvosa ele entra na casa com uma faca abre a porta do quarto e encontra a tal da pessoa quele precisa matar deitada com uma criança e então percebe a estupidez que está fazendo e vai embora. A mulher levanta e começa a falar com ele, ela grita ao perceber que não o conhece e ele, mesmo assustado, tenta acalmar ela dizendo que está indo embora que ela não precisa gritar. A menina do andar de cima vê ele com a faca na mão e a mãe dela na frente dele, começa a gritar desesperadamente e corre para o quarto de cima ele desesperado com a situação corre em direção a garota avisando que está indo embora que ela não precisa gritar, em uma sucessão de erros, ele acaba acertando a faca na garota matando ela e depois mata a mãe que encosta no radio e começa tocar aquelas músicas de filme de terror sabe? "Dingo Bell, Dingo Bell lá lá lá..." Ele então vai embora da casa percebendo a merda que fez e no corredor encontra o garotinho de pé, ele fala para o garoto "Se você se cobrir com o lençol contar até 10, dez vezes eu vou trazer sua mãe e sua irmã de volta" o garoto de dez anos obedece e o que é pior ele conta até 100 mostrando que sabia multiplicar... Ao ir embora ele vê a foto da família, mãe dois filhos e o pai, o pai é justamente o médico que cuida do seu irmão. Ele no hospital encontra com o médico, o mesmo já recebeu a noticia de que sua esposa e filha foram assassinadas. Jin Seok pergunta o por que dele ter feito isso, o médico responde que tá ruim pra todo mundo e que se a mulher dele fosse um sacrifício ele receberia o dinheiro do seguro para salvar as crianças de saírem de casa e passar por perrengues financeiros (um completo babaca). Com raiva do Jin Seok ter matado sua filha ele o ataca, e acaba caindo do prédio (falecendo óbvio). O que isso tudo tem haver com a sinopse do filme ali acima?
Bom, 20 anos depois esse garotinho cresce e corre atrás do assassino de sua mãe e irmã, o mesmo não havia sido encontrado pela polícia. Ele o encontra e deseja que o criminoso confesse seu crime, mas o assassino por algum motivo não lembra de ter matado ninguém, mesmo completamente espancado. Ele então contrata um especialista em hipnose que tenta obter essa informação do subconsciente do homem e não consegue. O especialista explica que algo traumatizante na vida dele aconteceu que o impede de lembrar de um ponto específico de sua vida e que o certo é tentar voltar no ponto antes desse trauma e simular toda a situação para ele poder se lembrar e é ai que a história de fato do filme começa.
E é muito bem feito, primeiro que o homem de 41 anos se transforma de novo em um lindo menino de 21 anos (Kang Ha-Neul) no carro com três estranhos que devido a hipnose ele acredita que seja sua família, e já na carro ele tem sonhos com um homem sendo espancado. O filme é genial mostrando que o tempo todo o subconsciente dele tenta alertar ele de que aquilo não é real, o que te leva a acreditar que o Jin Seok é que é maluco ou algo assim. O acidente do carro dessa vez não acontece e eles se mudam justamente para a casa onde o crime aconteceu, o comodo onde ele matou a menina e a mãe é proibido para ele entrar, e os barulhos que ele escuta é justamente o pessoal arrumando a cena no quarto para ele se lembrar do que aconteceu. Na noite onde tudo vai acontecer, está chovendo e então o "irmão" dele é preso pela polícia, ele tenta escapar mas a polícia prende ele e o Jin Seok não entende o que está acontecendo e acha que o "irmão" dele foi sequestrado, e por isso o plano deles dá ruim. 19 dias preso enquanto os outro mantém a farsa, quando ele é solto já está meio de saco cheio de atuar como o irmão e nunca mais chovia para eles podere simular aquela noite para ele se lembrar e é ai que Jin Seok começa a se ligar que aquele cara e as pessoas da casa não é sua família e ele foge para a polícia e é lá que ele se liga que é um homem de 41 anos que se encontra no ano de 2017 e bom que opção ele tem se não voltar e perguntar que merda está acontecendo. Dentro da casa aquela música infernal e no quarto os corpos com sangue jogados pelo chão, ele não entende porra nenhuma e nem quem está assistindo o filme já que é tudo pela visão dele a história. Tentam explicar para ele que houve o assassinato de uma mãe e uma filha e que ele é o assassino. Tudo é explicado para ele a hipnose e tudo o mais (é nesse ponto que os afobados acham o filme ruim, mas veja até o final inferno). Como Jin Seok está convencido de que eles erraram o cara e que ele não matou ninguém, ele começa a correr daquele povo doido e uma perseguição se inicia. Termina com todo mundo sofrendo um acidente de carro, a sena do Jin Seok sendo arremessado por uma van é realmente impactante. Com o impacto ele se lembra de tudo, o que já escrevi lá em cima (e sim o filme faz todo o sentido se você pensar nele fora da cronologia, o filme só seria tedioso se fosse nessa ordem). No hospital (sim ele sobrevive), ele percebe que o "irmão" dele nada mais é do que aquele garotinho. Antes do garoto, hoje um rapaz de 25 anos, assassine ele, ele pede desculpas. Dai o garoto percebe que ele se lembrou de tudo e faz a pergunta que sempre quis fazer, foi o pai dele que o contratou para matar a mãe dele?

É claro que aquela altura do campeonato fica óbvio que o cara só está vivo por causa da dúvida, será que tudo era culpa do pai dele? Mesmo que ele já tenha descoberto tudo, sem a confirmação de Jin Seok ainda restaria dúvidas. E por isso valia a pena todo esse aué, toda essa farsa e viajem na maionese, por que foi a dúvida que o manteve vivo todo esse tempo, a razão de viver do cara só faz sentido enquanto ainda houvesse esperança de que o pai dele não tinha nada haver com isso, e ele precisava de uma confirmação, que só veria do próprio assassino. O filme é todo confuso por que é na visão de um cara que sofre hipnose (sim viajem na maionese), alguém que tem amnésia. Em fim, vai ter quem goste e vai ter quem não goste e é isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados para evitar palavrões e ofensa ao próximo, não impeço comentários que apenas vai contra a opinião de outros mas sim aqueles que ofendem. De resto opine a vontade sobre a postagem a produção ou ator em questão.